terça-feira, 12 de julho de 2011

Os esportes americanos vão parar??


O locaute da NFL já dura quase quatro meses
O locaute da NFL já dura quase quatro meses
Há quem diz que o mundo vai acabar em 2012. Tem gente que acha que um meteoro vai bater na terra e falar "bye-bye mundobola". Eu não sou nenhum Nostradamus e a verdade é que não acredito muito nessas coisas.


Entretanto, estou muito preocupado com o que pode acontecer com o mundo dos esportes americanos em 2012. Teremos o Super Bowl? A temporada do beisebol vai acontecer? A NBA vai resolver a situação do locaute? E a NHL? Vai chegar a um acordo coletivo de trabalho antes que o presente expire no final de 2012? A situação é crítica meus amigos!


A história nos diz que deveríamos estar tremendo agora. Desde 1994, foram 6 paradas por causa de locaute ou greve. Faz as contas, 6 em 17 anos. É muita coisa e as resoluções não foram nada amigáveis.


Os playoffs da Major League Baseball foram cancelados no meio da temporada de 1994 quando donos e jogadores não conseguiram chegar a uma decisão num acordo coletivo de trabalho. Os Expos e Yankees eram os melhores times naquele ano e tinham tudo pra chegar à World Series.


O impasse só foi resolvido um dia antes do início da temporada de 1995 depois de uma liminar judicial. Um acordo coletivo de trabalho foi instituído bem depois em 1997. O tribunal salvou a temporada de 1995! Foram quase oito meses sem beisebol. Interessante que a liga já estava preparada pra começar a temporada de 1995 com "replacement players" (jogadores amadores ou ex-profissionais bem longe do auge) antes da intervenção judicial. Osso duro de roer! O próximo acordo coletivo da MLB expira em dezembro desse ano (3 meses antes do inicio dos treinos da primavera). É melhor começar a negociar logo!!
MLB fãs - Torcedores protestam contra greve da MLB de 1994
Torcedores protestam contra greve da MLB de 1994


A temporada de 1994-95 da NHL teve apenas 48 jogos. 36 foram cancelados durante os 104 dias do locaute. Jogadores não queriam um teto salarial e os donos não abriam mão disso. Em 2004, não teve jeito. Donos e jogadores não conseguiram bater o martelo num novo acordo coletivo de trabalho e a temporada inteira foi cancelada. Isso prejudicou muito a popularidade do hockey. A ESPN tinha um contrato com a NHL e perdeu muito dinheiro por causa do locaute. A emissora decidiu boicotar os jogos e não transmite mais as partidas nos Estados Unidos. A temporada marcou a primeira vez desde 1919 que o troféu Stanley Cup não foi levantado. Um novo acordo coletivo fui instituído em julho de 2005 (menos de 3 meses antes da temporada de 2005-2006). Ele expira depois da próxima temporada!


A NHL já passou por poucas e boas
A NHL já passou por poucas e boas


O pessimismo permeia os ares da NBA. E porque não? Em 1998, a temporada do melhor basquete do mundo quase não aconteceu. 32 jogos foram cancelados durante 204 dias de impasse. O acordo foi assinado no dia 6 de janeiro de 1999, um dia antes da data estipulada por David Stern, comissário da NBA, para o cancelamento da temporada. Uau! Quase.


Hoje, donos e jogadores estão anos luz de um novo acordo. A NBA diz que está perdendo 300 milhões de dólares por temporada e que em 2010-2011, 22 times não lucraram. No ano passado, jogadores ficaram com 57% dos lucros da liga e oferecem diminuir esse número para 54,3%.


Os donos, que querem uma diminuição de 750 milhões nos salários, não aceitaram e os dois partidos estão longe de se conciliarem. Antawn Jamison, do Cleveland Cavaliers, disse recentemente que os jogadores estão mais do que unidos. Não Jamison! O orgulho é ruim nessas horas.


E agora a NFL está à beira de perder parte (ou até mais) da temporada de 2011. Quem diria? A liga mais popular e lucrativa dos Estados Unidos não está sabendo como dividir os 9 bilhões de dólares lucrados por temporada. Que dó. Que ganância. Que egoísmo. Já são quase 4 meses sem um acordo e os treinos oficiais começam em 3 semanas. O primeiro jogo da pré-temporada acontece no dia 7 de agosto. Donos e jogadores estão se reunindo pra tentar chegar a uma resolução mas está difícil. O caso também está no tribunal o que faz me lembrar da temporada de 1987 (última greve da NFL). Naquele ano, os jogadores boicotaram 3 jogos no meio da temporada. Eles só voltaram por causa de uma liminar judicial. A liga estabeleceu algumas regras de trabalho mas um acordo coletivo oficial não foi assinado. Isso só foi acontecer em 1993!!


A boa noticia é que os dois lados estão negociando. A má, é que a história nos diz que essa temporada está mais do que ameaçada. E 2012? Acho que nem o Nostradamus sabe o que vai acontecer com as principais ligas dos Estados Unidos.


O relógio está correndo.


NBA - Derek Fisher e cia estão reunidos na luta contra os donos da NBA
Derek Fisher e cia estão reunidos na luta contra os donos da NBA
http://espn.estadao.com.br/pauloantunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário