sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Anos 70, a era mais vitoriosa dos Steelers

A fama de má sorte dos Steelers acabou a partir de 1969.


O novo técnico Chuck Noll havia chegado para mudar esta história.
Noll tinha um grande talento em revelar jogadores, ele mostrava isso quando chegava o Draft.
Em seu primeiro ano, 1969, o jogador mais memorável que ele escolheu foi o Hall of Famer e Rookie of the Year do ano de 1969, Joe Greene ou ''Mean" Joe Greene, como era conhecido por sua agressividade.Em 1970, ele selecionou os também Hall of Famers, Terry Bradshaw e Mel Blount, Jack Ham em 1971, Franco Harris em 1972, e finalmente, 1974, o ano em que mais Hall of Famers foram selecionados, Lynn Swann, Jack Lambert, John Stallworth e Mike Webster.O Draft de 1974 dos Steelers foi  melhor Draft de todos os tempos.Nenhum outro time draftou 4 futuros Hall of Famers em um ano.


Os jogadores draftados nos anos 70 formaram a base de uma dinastia na NFL, estando nos Playoffs em oito temporadas seguidas e sendo a única equipe na NFL a ganhar 4 Super Bowls em 6 anos, sendo também o primeiro a ganhar mais de 2 Super Bowls em 6 anos.
Eles também tiveram uma sequência de 49 vitórias consecutivas de 1971 a 1979 contra equipes que teriam campanhas ruins naqueles anos.


Mais sobre os Steelers dos anos 70


Na década de 1970 o Pittsburgh Steelers foram melhores da NFL, ganhando quatro Super Bowls. A "Steel Curtain" composta por Jack Lambert, "Mean" Joe Greene, Dwight White, Ernie Holmes, Jack Ham, Mel Blount, e LC Greenewood disseminou o medo nos corações dos adversários, dando orgulho para os torcedores e estabelecendo respeito. O ataque foi liderado pelos Wide Recivers Lynn Swann e John Stallworth, e passes que deram a Terry Bradshaw (quarterback) um lugar no Hall da Fama. Também saindo de trás de uma linha ofensiva, que foi liderada pelos também Hall of Famers Mike Webster, Rocky Bleier, John "Frenchy" Fuqua, e Franco Harris.E ainda por cima de tudo isso eles foram treinados pelo lendário treinador Chuck Noll.


Ano após ano na década de 1970


1970: No ano em que o Three Rivers Stadium foi aberto e os Steelers se mudaram para a AFC, como resultado da fusão da NFL com a AFL, o estreante QB Terry Bradshaw e RB Frenchy Fuqua levaram a equipe a um record de 9 - 5 - 0.


1971: Chuck Noll continuou a construir a equipe com rookies como Jack Ham, Larry Brown, Mike Wagner , Gerry Mullins, e Dwight White, todos jogaram bem. O Steelers terminou 6-8, mas estavam na luta pelo título da divisão até as últimas semanas.(Lembrando que nesta época só haviam 14 jogos em uma temporada).


1972: O Steelers ganhou o título da divisão com um record de 11 - 3. Nos playoffs, enfrentaram os Raiders no jogo em que o maior jogo na história da NFL teve lugar, a Recepção Imaculada de Franco Harris. Com 22 segundos restando no quarto quarto e os Raiders ganhavam por 7-6 , a situação não parecia boa para o Steelers. Eles estavam na linha de 40 jardas no própio campo em uma 4ª para 10.Bradshaw jogou para Frenchy Fuqua que não conseguiu agarra-la, o passe parecia ser incompleto e com isso o fim da temporada Steelers era certo, mas, do nada, veio Franco Harris correndo para fazer a recepção. Ele se virou e correu 42 jardas para o touchdown e deu a vitória aos Steelers. O Steelers iria jogar contra o único time invicto na história da NFL, o Miami Dolphins, na final da AFC, e perdeu 21-17.


1973: A equipe do Steelers chegou a um record de 10 - 4 e perdeu para o Raiders  na primeira rodada dos playoffs. Terry Bradshaw, Terry Hanratty, Franco Harris, e Frenchy Fuqua foram afastados devido a lesões.


1974: Com outro titulo da AFC o Steelers ganhou Super Bowl IX, 16-6 contra o Minnesota Vikings. No jogo, Franco Harris correu 158 jardas.O Rookie, Lynn Swan jogou bem durante toda a temporada.


1975: Os Steelers começaram a temporada perdendo para o Buffalo Bills, mas se recuperaram e venceram 11 jogos seguidos. Nos playoffs eles massacraram o Baltimore Colts (atual Indianapolis Colts) e, em seguida, o Oakland Raiders, para enfrentar o Dallas Cowboys no Super Bowl X. O Steelers venceu 21-17 com Lynnn Swan se tornando o MVP e Reggie Harrison contribuindo para a causa, bloqueando um punt.


1976: O Steelers derrotou o Houston Oilers (atual Houston Texans) no final da temporada para conquistar pela sua quarta vez consecutiva o título da AFC Central, apesar de um começo 1-4. Depois de uma rodada de abertura batendo de Baltimore, 40-14, o Steelers perdeu Franco Harris por estar machucado, e perdeu 24-7 contra o Oakland no jogo do título da AFC.


1977: Pela quinta vez seguida o Steelers conquistou o título da divisão com um record 9-5, mas foram derrotados pelos Denver Broncos na primeira rodada dos playoffs 34-21.


1978: Depois de um excelente record de 14-2, o Steelers se tornou o primeiro time a vencer três Super Bowls. Mais uma vez bateram o Dallas Cowboys 35-31 liderado pelo MVP do Super Bowl,Terry Bradshaw, que arremessou para quatro touchdows.


1979: Com uma vitória de 31-19 sobre o Rams no Super Bowl XIV do Steelers terminou a década de 70 sendo duas vezes Bi-Campeões. Terry Bradshaw também ganhou o prêmio MVP segunda vez consecutiva com 309 jardas em passes. O Miami Dolphins e o Houston Oilers foram vítimas no caminho para o Super Bowl e Franco Harris empatou o recorde de Jim Brown, conseguindo pelo menos 1.000 jardas em cada uma de suas primeiras 7 temporadas proficientemente na NFL.


                                                 The Steel Curtain
                        a melhor defesa da história da NFL

Nenhum comentário:

Postar um comentário