quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Análise pré-draft da Schedule 2012

Por Bernardo Vasques.


E então chega a tão aguardada (ou não tanto aguardada assim) off-season! Contratações, escolhas, demissões, cortes, perdas, ganhos. Mas neste post, estamos aqui para falar de jogos! Sim, jogos! Podemos não tê-los na prática até setembro, mas na teoria eles já estão aí, afinal, a schedule da temporada 2012 do Pittsburgh Steelers já foi divulgada. E aqui, você confere uma análise bastante primária, antes do Draft e Free Agency Period! A idéia é fazer uma agora e outra depois, para termos comparação, e quando chegar a hora, vermos se os times mantiveram o padrão de 2011, ou tiveram mudanças! Nesta análise, você terá principalmente as chaves para a vitória do time. Então, sem mais delongas, vamos lá! 


2012 Opponents
Essas são as equipes que os Steelers enfrentarão nesta temporada



Confrontos AFC North 

Baltimore Ravens : (duas partidas). Talvez a maior rivalidade da NFL neste momento, são sempre os dois jogos mais difíceis da temporada. Os dois times são muito físicos, não permitem grandes performances dos RBs, e a diferença é sempre de poucos pontos. No ano passado, perdemos os dois jogos, nossa defesa dormiu quando a deles estava ligada. 
 A chave será nosso jogo corrido. Se ele voltar bem, e com adições, teremos mais explosão e rotação, deixando Big Ben mais calmo para fazer suas jogadas contra o agresivo Pass-rush de Baltimore. 
 Minha previsão : 1 vitória (em casa) e uma derrota (em Baltimore).



Cincinnati Bengals (duas partidas) : Nunca tivemos problemas contra os Bengals nos últimos anos, e acredito que em 2012 não será diferente. Mesmo com o time de Cincy evoluindo, Andy Dalton e A.J Green com mais sintonia ainda, a chave do jogo será a defesa. Acrdedito que o corpo de LBs dos Bengals já estará ultrapassado, e as adições (provavelmente de CB), mesmo que boas, ainda não estarão adaptadas ao estilo de jogo físico e dinâmico da AFC North. Se o ataque do Steelers funcionar com consistência, venceremos os dois jogos. 2 vitórias é meu palpite. 



Cleveland Browns (Duas partidas) : Este será o adversário mais fraco, teoricamente. Colt Mccoy ainda não se mostrou preparado, e o time precisa de boas adições. Acredito que o time venha escolher um WR no primeiro Round desse Draft : Justin Blackmon (Oklahoma State) e Kendall Wright (Baylor) podem ser boas opções. 
 Além disso, Peyton Hillis é free agent, e vai para o time que pagar o que ele quer. Os Browns podem negociá-lo, em troca de mais picks no draft, e até mesmo jogadores. Acredito que o Browns pode contar com um RB melhor. 
 Com estas deficiências no ataque, é só Big Ben dar conta. Para os Browns causarem problemas, eles precisam se reforçar. Caso contrário, venceremos as duas com facilidade. Novamente, acredito em 2 vitórias. 


Recorde final nos confrontos da AFC North : 5-1. 

Confrontos contra a AFC West

San Diego Chargers : O jogo será realmente difícil, mesmo com o Steelers tendo a vantagem de jogar em casa. Os Chargers vão querer fazer a temporada que nunca fizeram sob o comando de Norv Turner, até mesmo pois seu emprego estará em jogo. Vejo Philip Rivers corrigindo seus erros, e jogando de forma inspirada contra a secundária do Steelers, que conta com uma das melhores duplas de Safeties da NFL, mas é muito fraca nos cantos. Ike Taylor precisa ainda jogar em alto nível. 
 Mesmo assim, vejo o time pressionando Philip Rivers. A linha ofensiva dos Chargers vai passar por mudanças, e pode não estar entrosada. O pass-rush vai dar conta de desentrosá-la ainda mais. 
 Apesar de que, o essencial nesse jogo, será o trabalho de Todd Haley. Administrar e compensar passes e corridas é a chave para aguentar um jogo onde será preciso pontuar frequentemente. 
 A vitória será dos Steelers, com um FG de Shaun Suisham (pois infelizmente, não teremos ainda um kicker melhor) na prorrogação. 


Kansas City Chiefs : Muitos podem achar que estou ficando louco, porém, teremos problemas contra os Chiefs. Gostaria de dar uma atenção especial a este jogo, para explicar porque. Tudo começa nas Sidelines. Por acaso vocês se esqueceram aonda Todd Haley estava antes de comandar nosso ataque ? Pois é, ele era o Head Coach dos Chiefs. E mesmo com seu trabalho adaptado ao tipo de jogadores que temos, cada técnico tem um método base para trabalhar. E tanto os jogadores, quanto o Staff de Kansas City sabe qual é o de Todd. Por isso, é preciso que ele seja criativo, como foi com Kurt Warner. 
 Outro ponto importante, é a defesa de Kansas City. Tamba Hali e Derrick Johnson formam uma dupla sensacional de LBs, que podem colocar muita pressão em Big Ben, além do fator Brandon Flowers, um ótimo Cornerback. 
 O que me faz crer em vitória, é um ataque em mudança dos Chiefs. Dwayne Bowe pode sair, e o time pode trazer um WR novo para complementar Jonathan Baldwin. As adaptações colocarão nosso ataque em melhor condição de vencer o jogo. Por poucos pontos, vitória do Steelers!


Oakland Raiders : O time dos Raiders é interessante. Quando nada se esperava dos times dos subúrbios de L.A, eles renasceram, e mostraram que com um pouco de organização, quem sabe eles consigam brigar por mais coisas! Jason Campbell deve ser Starter. Com ele recuperado, é necessário que ele jogue. Ele está em sintonia com seus jogadores, e por mais que possa ser conhecido como "Eterno backup", tem sua qualidade. Darrius Heyward-Bay é um WR com muito potencial, e pode sair uma boa dupla entre QB-WR. Além de clato, Darren Mcfadden, o grande RB do time. 
 Para o Pittsburgh Steelers, a chave é a defesa. Parar o jogo corrido dos Raiders tira metade da capacidade de Jason Campbell. Esté é um dos seus defeitos : Ser muito dependente do jogo corrido. O que não pode, é o time se comportar como se comportou diante dos Broncos, na partida válida pelo Wild Card Round dos últimos playoffs. O time não pode se armar contra corrida, e ceder jogadas de muitas jarda na secundária, como fez naquela derrota difícil de engolir. 
 Com a defesa ligada, Big Ben faz o resto. Mesmo com a hostilidade do Orange County Coliseum, o time pode sair com a vitória, mas será difícil. Uma vitória por 6 pontos de diferença é meu palpite. 



Denver Broncos : E então nos encontraremos de novo. O mesmo estádio, o mesmo time, o mesmo Quarterback. Pois é, visitaremos Tim Tebow Mais uma vez. Porém, ares serão outros, motivações serão outras. Não será um jogo de playoffs, e garanto que os times vão apresentar postura muito mais diferente do que apresentaram no último confronto. Isso é, Tim Tebow estará passando mais a bola, e a nossa defesa não estará permitindo as jogadas que permitiu. Vejo um jogo monótono, sem a emoção de playoffs, ou dos times jogando de forma explosiva. Ambos os jogos corridos terão dificuldades, colocando mais responsabilidade nas mãos dos QBs. E responsabilidade é pra quem tem. Big Ben dará conta. Placar  final no Sports Authority Field at Mile High : Steelers 30 @ 13 Broncos. 

Recorde final nos confrontos contra a AFC West : 4-0. 

Confrontos NFC East

Dallas Cowboys

Os Cowboys são um time bastante peculiar. Muitos talentos, dos dois lados do campo, como o WR Dez Bryant ou o LB Sean Lee, um time que quando quer mostrar consistência consegue, porém oscila demais, e acaba não brigando por muito nas temporadas. Não que a culpa seja especificamente de alguém, mas uma grande parcela dela vai para o QB Tony Romo. Pode parecer perseguição, mas as partidas mostram. Romo vence jogos bem contra times relativamente fraco, porém, nas horas decisivas, como momentos em que vale a liderança da divisão ou vaga nos playoffs, Romo parece um QB de High School tentando jogar na NFL. Passes altos demais, curtos demais, baixos demais, longos demais. Enfim, Romo erra muito. E no jogo contra o Pittsburgh Steelers, pode-se esperar de Romo um jogo mediano. 
 Por estar jogando em casa, com torcedores apaixonados lotando o estádio, não só Tony Romo, mas todo o time dos Cowboys se sentirá mais tranquilo. Tudo vai depender das adições que os Cowboys fizerem na sua secundária. Sansabaugh pode ser um safety de qualidade, mas apenas ele não consegue fazer as jogadas. Os Cowboys precisam de algum Cornerback que consiga cobrir um recebedor. Caso contrário, Big Ben vai fazer a festa.
 A chave para o time do Steelers ganhar, é explorar a fraca secundária do time de Dallas, além de um excelente trabalho da linha ofensiva, pois todos sabemos que Big Ben adora segurar a bola, e os Cowboys tem Demarcus Ware, talvez o melhor jogador do time. 
 Mesmo jogando em casa, acredito em vitória do Steelers, por um placar curto. 

New York Giants

E eis que chegamos a um dos desafios mais difíceis pra qualquer time na NFL em 2012! Ir até o Metlife Stadium enfrentar o campeão do Super Bowl, o New York Giants.
 Posso dizer com convicção que os gigantes de NY estarão pegando fogo, mais ou menos um embalo como o dos Packers em 2011, após terem galgado uma difícil caminhada até o título do Super Bowl XLV, foram o melhor time da liga na temporada regular seguinte. E acredito que com os Giants não será diferente. O time estará altamente motivado, pode não ser o melhor da liga, mas provavelmente vai se manter líder da divisão de cabo a rabo da temporada. 
 Não que os Steelers não possam ganhar, o time é um dos melhores da liga, e pode fazer frente a qualquer um. O problema é que de vez em quando, a defesa permite drives rápidos e longos. Afinal, todos nós nos lembramos do drive de 92 jardas contra os Ravrens, naquele jogo onde perdemos faltando 08 segundos. Talvez aquele tenha sido o drive que custou a temporada a nós. E é este tipo de Drive que Eli adora.
 Vejo os dois quarterbacks como destaques do jogo, um jogo de bastante pontos. Defesas encaixadas, pressionando, porém cedendo jogadas. Ambas elas. A diferença será no final, onde talvez pequemos. Por isso, acredito que não triunfaremos em New York. Perderemos por um FG. 

Philadelphia Eagles

Um confronto contra nosso habitual adversário de pré-temporada, dessa vez em temporada regular. A luta pela Filadélfia acontecerá no Heinz Field. E contará principalmente com defesas. Defesas de alto nível. 
 Acredito que as contratações defensivas de 2011 do Eagles finalmente encaixarão, fazendo daquela defesa, uma defesa top 5 na NFL. A do time de Pittsburgh, apesar do fato de que passará por mudanças nessa temporada, sempre mostra seu poder quando todos duvidam dele. Vejo um jogo onde Michael Vick será constantemente pressionado, sacado. Vejo os jogos terrestres anulados, e a diferença será feita pelo jogo aéreo. E nisso, Big Ben fará a diferença. 
 Os WRs do Steelers terão uma missão complicada : Anular a marcação dos excelentes cornerbacks dos Eagles. Provavelmente, Nnamdi Asomugha cuidará de marcar Mike Wallace, enquanto Asante Samuel se encarregará da marcação em Antonio Brown. E é por esse motivo, que o jogo pode ser dinamizado, Heath Miller e Emmanuel Sanders podem ser alvos frequentes, como forma de surpreender a defesa. E claro, em situações oportunas, Wallace e Brown podem e devem ser acionados. 
 O mesmo deve ocorrer pelo lado de Pittsburgh. Ike Taylor poderá marcar Desean Jackson, enquanto Keenan Lewis ou algum novo CB adicionado se encarrega de Jeremy Maclin, enquanto Brent Celek deve receber atenção especial. Acredito que o ideal seria aproximar Troy Polamalu da linha para cuidar de Brent, o Tigh End dos Eagles, muito acionado por Vick em 2011. 
 Com uma marcação acertada, acredito em vitória do Steelers! 

Washington Redskins

E para fechar os confrontos da NFC East, a partida mais tranquila, teoricamente. Em casa, recebemos os Redskins, time que passa por reformulação. Nos 3 primeiros jogos de 2011, dizia que o time da capital teria dado a volta por cima, e seria um candidato a uma ida aos playoffs. Mas o fraquíssimo ataque nos mostrou o contrário. Nesta análise, tomo a liberdade de colocar Robert Griffin III como o QB dos Redskins, afinal, não se joga na NFL tendo Rex Grossman e John Beck competindo por uma vaga de titular, e nenhum outro QB me parece o ideal para os Redskins, se não RG3. 
 Caso ele chegue, terá a adaptação. Pode ser que chegue na NFL e já comece colocando ótimos números, assim como fez Cam Newton. O problema, é que os Redskins precisam de um corpo de WR melhor. Santana Moss já não tem mais 25 anos, e apesar de ser um excelente jogador, precisa de alguém que o complemente. Quem sabe o time possa olhar para Mario Manningham ou Dwayne Bowe nesse Free Agency Period. 
 Não é necessário falar muito desta partida, porém, só um comentário para concretizar o pensamento : Pela reformulação, e eplo adiantamento que o Steelers tem em relação aos Redskins, vejo uma vitória fácil do Black & Gold! 




Recorde final contra adversários da NFC East : 3-1. 


Muitos devem estar achando muito estranho e otimista, que em 14 partidas até agora, só perderemos duas. Eu vejo que isso não vai acontecer, afinal, sempre perdemos jogos que ninguém espera perder. O que conta aqui, é que na teoria, temos chances quase totais de ganhar os jogos que teoricamente ganharemos. Sim, é só analisar. Lembrando que é uma análise pré-draft e Free Agency Period, muita coisa pode mudar. Isso é uma análise teórica, e na teoria todos nós ganhamos o Super Bowl! Pois bem, vamos a Jets e Titans! 

New York Jets

Todos devem se lembrar do nosso último confronto contra os Jets! Aquela emocionante final da AFC na temporada 2010-2011, onde vencíamos por 21-0, e acabamos levando 19 pontos. Sim, aquela foi com o coração na boca! Porém, nosso último jogo de temporada regular contra o time de NY foi no dia 19/12/2010, onde perdemos por 22-17. Naquele jogo, o que nos abalou, foi um retrono de kickoff para Touchdown, anotado por Brad Smith no primeiro lance da partida. Isso motivou os Jets, e os trouxe para o jogo, e não conseguimos contê-los a tempo.
 Enfrentar os Jets é sempre uma incógnita. Existem ocasiões onde o time parece mostrae calibre de Playoffs, em outros, o time parece que briga por nada além de uma boa escolha no Draft. O que impressiona é a irregularidade de Mark Sanchez. Claro, ele chegou a duas finais de conferência seguidas, mas não foi por seu mérito total. Muito se deveu a sua defesa e jogo terrestre. As estatísticas mostram que Sanchez joga bem quando seu jogo terrestre funciona bem. Em 2011, nem Ladanian Tomlinson, nem Shonn Greene tiveram boas temporadas, e o resultado todos vimos : Jets fora dos playoffs.
 Por isso, os Jets precisam de um RB. Seja no Draft ou no Free Agency. Na minha opinião, Shonn Green e Bilal Powell não constituem uma dupla consistente. Por isso, eu diria que o Draft é a melhor opção. Muitos RBs de muita qualidade estarão disponíveis, e mesmo com o Jets sem alcançe em Trent Richardson (não deve durar até a escolha), Lamar Miller (Miami) e LaMichael James (Oregon) são ótimas opções. 
 Caso o jogo corrido dos Jets não estiver funcionando em 2012, vejo uma vitória fácil dos Steelers. A defesa poderá pressionar Mark Sanchez com menos jogadores, e marcar melhor os recebedores, limitando o ataque de NY. Caso o jogo terrestre encaixe, o jogo ficará mais competitivo. 
 Pela inconsistência de Mark Sanchez, cravo uma vitória do Steelers. Porém, se existe um jogo na schedule de 2012 que pode nos surpreender, é este (Exatamente a mesma situação de 2010). 

Tennessee Titans

Os Titans são o time para o qual todos devem abrir os olhos em 2012! Após terem ficado por pouco fora dos playoffs em 2011, Os Titans virão mais fortes e confiantes para este ano! E claro, as chances serão maiores de Matt Hasselbeck for o QB titular. Afinal, Jake Locker é um bom Quarterback, mas ainda precisa aprender mais, ter mais sequência. Mesmo assim, caso Hasselbeck decida se aposentar, Jake Locker poderá fazer uma boa campanha. 
 2012 terá a volta de Kenny Britt, um dos melhore WRs da liga, que passou grande parte de 2011 na IR. Além disso, espera-se que Chris Johnson volte ao seu auge. Na minha opinião, os Titans devem buscar um novo WR, para jogar do outro lado de Britt. Se fizerem, o ataque dos Titans será realmente poderoso. 
 Do outro lado do campo, o time pode ter uma perda importante. O melhor CB do time, Cortland Finnegan é free agent, e interessa a muitos times. Cabe aos Titans a decisão de mantê-lo ou permitir que ele se aventure com outras Jerseys. 
 Quanto ao jogo contra os Steelers, vejo uma partida difícil. O jogo será fora de casa, e mesmo com os Steelers ganhando os últimos jogos contra os Titans, vejo um time mais competitivo em Tennessee esse ano, mais organizado e forte, um time que irá fazer frente ao Houston Texans pela AFC South. E por que não aos Colts, caso Andrew Luck se firme como um QB de alto nível já no seu primeiro ano ? 
 Enfim, acredito que, incrivelmente, podemos ser derrotados nessa partida. Não podemos dizer nada, mas pensando no futuro, os Titans podem sair com a vitória. Será por pouca diferença, mas eles sabem, que para se firmarem entre os grandes, é preciso derrotar grandes. Quem vencer nesta partida, será de forma justa. 

Recorde final da temporada : 13-3. 

Acredito em um 13-3, e o título da divisão novamente nosso. O que não pode, em hipótese alguma ocorrer, é perdermos as duas partidas contra os Ravens. 


Esta foi a Análise pré-draft e Free Agency Period do Steelers Nation Brasil, espero que todos tenham gostado! Fique atendo para novas análises no decorrer da off-season, principalmente após Draft e FA period! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário