sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O que Todd Haley deve fazer em Pittsburgh

Por Bernardo Vasques.

Agora é oficial! Como já reportado aqui no Steelers Nation Brasil, Todd Haley é o novo coordenador ofensivo do Pittsburgh Steelers! Ele chega após o time ter especulado, além dele, Jim Caldwell (ex-Head Coach dos Colts) e Alex Van Pelt. E para continuar o post de Rafael Cruvinel, onde ele mencionou os trabalhos de Todd Haley e sua ligação com o Pittsburgh Steelers, estou aqui para apontar quais deverão ser os principais focos de Todd no comando do time, além de uma breve biografia sobre Haley. 



Todd Haley, em sua primeira coletiva de imprensa como o novo CO dos Steelers



Todd Haley nasceu em Atlanta, Georgia, no dia 28/02/1967, e é filho de Dick Haley, diretor e ex-jogador do Pittsburgh Steelers, com quem Todd visitava os Training Camps do time, conhecia os jogadores, e assistia aos vídeos de preparação do time quando criança. A ligação de Todd Haley com o futebol americano começou cedo. Sabia-se que o esporte estava no sangue do rapaz!

 Seu primeiro trabalho dentro da NFL foi com o New York Jets, onde em 1995 passou a fazer parte do Scouting Department do time. Porém, em 1997, se tornou assistente ofensivo, e mais tarde, treinador dos Wide Receivers. Então, com a mesma função, passou por Chicago Bears (2001-2003) , Dallas Cowboys (2004-2006) até chegar em seu trabalho mais notório : Coordenador Ofensivo do Arizona Cardinals (Você pode conferir uma retomada do trabalho de Todd nos Cardinals no post anterior : http://www.steelersnationbrasil.blogspot.com/2012/02/todd-haley-volta-para-casa.html ) . 

Em suma, Todd fez um grande trabalho. Comandou Kurt Warner, um dos grandes QBs da história da NFL, venceu a NFC West, e chegou ao Super Bowl, perdendo exatamente para o Pittsburgh Steelers. Porém, o que podemos tirar disso é que Todd é um grande adepto do jogo aéreo, o que pode ser bom para Big Ben.

Após sua saída de Arizona, em 2009, Haley assumiu o posto de Head Coach do Kansas City Chiefs, onde permaneceu de 2009 a 2011. Sua melhor temporada foi em 2010, quando venceu a AFC West e levou o time aos playoffs, onde acabou derrotado pelo Baltimore Ravens. Além disso, conseguiu colocar números expressivos : Desenvolveu seu jogo terrestre, e liderou a liga correndo com a bola, sendo que no Arizona, o ataque aéreo era um dos piores da liga. 

 Em 2011, Todd foi mandado embora de Kansas City após 13 partidas. Muito de sua campanha ruim deve-se a o número expressivo de contusões do time : Entre outros contundidos, o time perdeu seu QB titular Matt Cassel, além do seu RB titular, Jamaal Charles. 

Todd, de maneira geral é um bom técnico, consegue dinamizar ataques, tornando-os bastante competitivos. E com os Steelers não será diferente. Como o ataque do time já é competitivo, Haley chega para aperfeiçoar. Acredita-se muito em seu trabalho, todos esperamos que em 2012, o ataque do time esteja entre os 5 melhores da liga. Todd Chega motivado, e já deu sua primeira entrevista coletiva como novo OC dos Steelers, confira aqui : http://www.steelers.com/video-and-audio/videos/Todd-Haley-Press-Conference/0efb5586-8fb3-415d-a5c5-4e7c40e9032c . 

O que Todd Haley precisa fazer ? 

Usar o melhor que Big Ben pode oferecer:

Haley sabe como trabalhar com Quarterbacks, fez um ótimo trabalho com Kurt Warner, e com Big Ben não pode ser diferente. O foco aqui, é fazer Big Ben aproveitar ao máximo sua mobilidade, e qualidade de jogo. O fato é que o ataque aéreo do Steelers em 2012 será dominante. Com Big Ben ainda melhor, os Wide Receivers Mike Wallace, Antonio Brown e Emmanuel Sanders devem apresentar números ainda melhores. Não que em 2011 Big Ben não estivesse bem, mas notou-se uma queda na segurança de Ben em 2011, muito deve-se ao nosso próximo ponto. 



Linha Ofensiva 

Big Ben não tem sido bem protegido, isso foi gritante em 2011. Jonathan Scott não é apto a jogar em nível profissional, e Willie Colon não faz valer o investimento feito nele. Max Starks está envelhecendo, e junto com ele, a qualidade da linha. As duas peças chaves são o center Maurkice Pouncey e o Right Tackle Marcus Gilbert. Estes são os melhores jogadores da linha ofensiva, e Gilbert terá que se provar ainda melhor, caso precise jogar como Left Tackle, na ausência de Starks. 
 Haley precisa conversar com Mike Tomlin e Kevin Colbert sobre novos jogadores para o setor. Como já dito aqui, Ben Grubbs pode ser uma boa opção, além de Carl Nicks, que cairia como uma luva para o time. Ambos serão free agents. Claro que para trazê-los, é preciso cortar alguns jogadores. Não vejo problema em cortar Jonathan Scott, Trai Essex, ou até mesmo alguns veteranos, como já foi citado pelo próprio time, James Farrior. 
 Outra opção é o Draft, onde o OT Mike Adams, de Ohio State, seria uma ótima opção. Melhorar a linha ofensiva do time é uma chave para que Big Ben seja melhor protegido, e também, para que o nosso próximo tópico possa ocorrer.



Melhorar o jogo terrestre. 

Em 2011, o time teve um jogo corrido fraco. Rashard Mendenhall não teve uma das suas melhores temporadas, e a pressão caiu em cima de Big Ben, que deu conta do recado. Porém, quando Big Ben teve que jogar no sacrifício, o jogo corrido fez falta. Isaac Redman é um bom corredor, mas ainda não é o ideal para o posto de RB titular do time. O time poderia ir atrás de Mike Tolbert, como já foi dito aqui, afinal, não se sabe quando Mendenhall vai voltar a jogar em alto nível. Além disso, Bruce Arians não conseguiu dinamizar o jogo terrestre. O time oscilava muito correndo com a bola. Em algumas ocasiões, o jogo terrestre era perfeito, em outras, era difícil até entrar em Field Goal Range. Além de que o ataque terrestre na Redzone era muito improdutivo antes da chegada de Redman. 



Estes foram os pontos em que Todd Haley deve se focar. Todos esperamos que faça um grande trabalho. Afinal, com um jogo aéreo dominante, o jogo terrestre pode jogar mais tranquilo, se desenvolvendo no seu tempo! 


E para terminar, em nome de toda a Steeler Nation Brasil, Todd Haley, bem vindo ao Black & Gold!

Nenhum comentário:

Postar um comentário